COLECCIONAR O QUE NÃO SE GOSTA - SS TOTENKOPF
As pessoas costumam afirmar e pensar que se coleccionam, apenas, as coisas de que se gosta. Nem sempre acontece assim.
Por outro lado, uma peça, que se colecciona, é muito mais do que algo que se quer ter na mão e guardar. As mais das vezes uma peça é, de facto, muito mais do que ela própria, reunindo histórias, recordações, técnicas e materiais, estilos, personalidades...
Esta, que mostro aqui hoje, reúne, para mim, uma quantidade de coisas, a maioria muito pouco agradáveis, embora, pelo menos uma ou duas, me lembrem algo de bom.
Encontrei-a, em final de 2020, num vendedor de Gdansk, a antiga Dantzig da Prússia Oriental.
Apresentava-se como um carimbo, gasto e envelhecido, cuidadosamente e misteriosamente mostrado apenas de cima e de lado, um pouco a 45º, mas nunca de frente. Ou seja, ou se aceitavam como verdadeiras as afirmações do vendedor ou se pedia mais informação. Aliás, ele dizia que poderia mandar outras imagens, por mensagem privada...
Assim fiz e pedi. As imagens que recebi eram claras, e a razão porque ele não as colocara no sítio de venda era fácil de perceber. Uma cruz gamada, o tal símbolo apropriado pelos nazis a ponto de passar a ser vilipendiado e execrado, quando no oriente simboliza algo de bom e de sagrado, apresentava-se ao centro, nas garras de uma águia e, acima, um crâneo. A toda a volta havia letras, cujo significado desconhecia.
Hesitei primeiro, decidi a compra depois, e deitei-me ao trabalho. Quanto mais descobria menos gostava da peça e do que ela reunia em si, mas já a tinha comprado e, realmente, acabei por passar a ter algo relativamente pequeno, mas muito significativo.
É um carimbo da " + Waffen SS + 3. Pz. Div. Tottenkopf" ou seja da Terceira Divisão Panzer Tottenkopf, das SS!
Seria difícil, se o tivesse querido fazer à partida, reunir, numa só coisa, tantas memórias terríveis do tremendo 3º Reich e do Nazismo. A Tottenkopf tem relações com os Campos de Extermínio, esteve ligada a atrocidades de guerra..., era de um fanatismo difícil de igualar, mesmo para as outras divisões SS... enfim... enfim... Procurem, se quiserem saber mais!
As coisas boas é que o lugar da compra me lembra personalidades como Kant, e a revolta do Solidariedade de Lech Walesa, em 1980.
Nunca tinha tido a intenção de coleccionar coisas do 3º Reich, e continuo a não ter. Porém, este carimbo, na sua complexidade terrível, parece-me juntar tudo, num artefacto único.
Pegando nele e ficando a olhar, passam-me, diante dos olhos da mente, todas as cenas que já vi, li e estudei, acerca dessa época.
Continuo ambivalente acerca desta peça e queima-me a mão cada vez que a seguro. Gosto disso. Para não esquecer nem deixar que esqueça a quem o vir.
História é e devia ser isto.