UM CHÁ LIBERAL

 


Durante anos achei curiosa a forma como, quase de repente, o liberalismo português e o seu esforçado campeão, D Pedro, tinham ganho espaço político, na Europa. a partir de 1829/30.
Achei sempre que a forma como a História nos é contada/transmitida/ensinada/narrada..., como lhe queiram chamar, peca por "acender a luz" sobre um dado momento, deixando o resto na penumbra ou no vazio.

Quem olha para os acontecimentos, assim, de modo separado, percebe mal como é que as coisas se misturam e justificam, umas às outras. Acabei por perceber que foi esse o caso, mais uma vez.
D. Pedro, Imperador do Brasil, rei de Portugal, Duque de Bragança, e os seus representantes, nomeadamente Palmela, em Londres, tinham dificuldade em passar as portas dos ministérios para além do, digamos, "quarto secretário".

Quer em França quer em Inglaterra, apesar dos muitos grupos de emigrados ali acantonados, a causa liberal de D Pedro não era exactamente apoiada. até que....

As Noites do Barracão - Publicação anónima
(mas que se sabe ser de Joaquim Pinheiro Chagas)
Onde é narrada, em verso alexandrino, a situação "piolhosa",
de alguns dos emigrados em Plymouth, menos afortunados.
Até que se deu a batalha da Praia, na Terceira, a 11 de Agosto de 1829, dirão.

Acontece que não foi bem - só - assim. Se esse recontro consolidou a causa, se até se conhecem moedas feitas em Londres, em 1830, a verdade é que as coisas quase nada navegavam de feição, durante os primeiros anos de luta.

As outras ilhas dos Açores demoraram a ser conquistadas e convém não esquecer que existiam duas cadeias de comando e governo, nos Açores. Uma, baseada em Angra, primeiro com Vila Flor (1829) e, depois, com a Regência (1830), que só controlava esta ilha, e outra, baseada em Ponta Delgada, que governava as outras oito, sob o comando do almirante Henrique de Sousa Prego, Capitão General nomeado por D. Miguel.


Biblioteca Nacional digital - Brasil




Só em Agosto de 1830 a tarefa ficaria concluída, nestas ilhas dos Açores e, como toda a gente sabe, só em 1832 o Exército Libertador, os designados 7 500 Bravos do Mindelo, partiram para o território português na Europa, já com D Pedro à cabeça.

Se, de facto, o "trabalho de casa" ia sendo feito, à medida das possibilidades e capacidades, nota-se um "virar de página" com a chegada de D Pedro, como Regente, mas esse virar de página acontece em que contexto internacional?

A curiosidade que vos trago aqui tem a ver com uma surpresa, sumamente agradável ao paladar e que, recentemente chegou aos Açores, por mão da Gorreana, ligando assim, pelo chá, as duas ilhas e as memórias desses tempos conturbados.

Em 1830, Lord Wellington, primeiro ministro britânico desde 1828, é substituído por um liberal convicto, que ficaria ligado à publicação da Lei de Abolição da Escravidão, em 1833. O nome desse político é Charles e era o segundo conde de Grey.

Charles Grey - 2nd Earl Grey


Pela mesma época, em Julho de 1830, acontece uma revolução em França, depondo o último Bourbon da linha conservadora, Carlos X, e colocando no poder Luís Filipe de Orleãs o Rei Burguês, que, por exemplo, passará a ser designado como rei dos Franceses e já não como rei de França.


5 Francos (prata) Luís Filipe I Rei dos Franceses

Sem querer diminuir o muito que foi feito, e foi, pelos convictos da causa liberal que, desde 22 de Junho de 1828, em Angra, até 26 de Maio de 1834, em Lisboa, deram corpo e energia a esses ideais, sem dúvida que estas duas mudanças políticas, de peso na Europa do tempo, tiveram influência nos destinos da causa liberal portuguesa.

Onde é que entra o chá? Ora, entra no facto de o Earl Grey do saboroso chá, aromatizado com óleo essencial de bergamota, ser precisamente esse segundo Conde de Grey. Chá que conheço desde há décadas, feito "lá longe" e com o nome bem apresentado no rótulo, mas que eu nunca tinha advertido ser a mesma pessoa. Acontece.


Chá Earl Grey - Ridgeways

Chá Earl Grey - Lipton




Agora, por mão da Gorreana, que recuperou e voltou a dar luz a outro grande nome do nosso Século XIX, José do Canto, posso deliciar-me com o sabor feito "cá perto" e recordar aqueles anos loucos e apaixonados.

Chá Preto & bergamota - Chá Canto